Início

sábado, 11 de outubro de 2014

Angelus com o Papa Francisco - 05.10.2014


Praça de São Pedro
Domingo, 5 de Outubro de 2014








Prezados irmãos e irmãs, bom dia!


Esta manhã, com a concelebração eucarística na Basílica de São Pedro, inauguramos a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os Padres sinodais, provenientes de todas as partes do mundo, juntamente comigo, viverão duas intensas semanas de escuta e de diálogo, fecundadas pela oração, a respeito deste tema: «Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização».

Hoje a Palavra de Deus apresenta a imagem da vinha como símbolo do povo que o Senhor escolheu. Como vinha, o povo exige muito cuidado, requer um amor paciente e fiel. É assim que Deus faz com cada um de nós, e deste modo nós Pastores somos chamados a agir. Também o esmerar-se pela família é uma maneira de trabalhar na vinha do Senhor, a fim de que produza os frutos do Reino de Deus (cf. Mt21, 33-43).

Contudo, para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é necessário que seja alimentada pela Palavra de Deus. Por isso, é uma feliz coincidência que precisamente hoje os nossos irmãos paulinos tenham desejado proceder a uma grande distribuição da Bíblia, aqui na praça e em muitos outros lugares. Estamos gratos aos nossos irmãos paulinos! Fazem-no por ocasião do Centenário da sua fundação, por parte do beato Giacomo Alberione, grande apóstolo da comunicação. Então hoje, enquanto se inaugura o Sínodo para a família, com a ajuda dos irmãos paulinos podemos dizer: uma Bíblia em cada família! «Mas Padre, nós já temos duas, três...». Mas onde as escondestes? ... A Bíblia não pode ser posta numa estante, mas deve estar ao alcance das nossas mãos, para a ler com frequência, cada dia, quer individualmente quer em conjunto, marido e esposa, pais e filhos, talvez à noite, de forma particular aos domingos. Assim a família cresce, caminha, com a luz e a força da Palavra de Deus!

Convido todos a ajudar os trabalhos do Sínodo com a oração, invocando a intercessão maternal da Virgem Maria. Neste momento, associamo-nos espiritualmente a quantos, no Santuário de Pompeia, elevam a tradicional «Súplica» à Nossa Senhora do Rosário. Que Ela obtenha a paz para as famílias e para o mundo inteiro!


Depois do Angelus:


Hoje, na Itália, celebra-se o Dia para a remoção de barreiras arquitetônicas. Encorajo quantos se esforçam para garantir iguais oportunidades de vida para todos, independentemente da condição física de cada indivíduo. Faço votos a fim de que tanto as instituições como os cidadãos individualmente estejam cada vez mais atentos a esta importante finalidade social.

Por favor, não vos esqueçais: orai pelo Sínodo e rezai a Nossa Senhora a fim de que Ela proteja esta Assembleia sinodal. A todos desejo feliz domingo. Rezai por mim. Bom almoço e até à vista!




Fonte: Vaticano



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...