Início

domingo, 16 de outubro de 2016

Angelus com o Papa Francisco - 09.10.2016


Praça São Pedro
Domingo, 9 de outubro de 2016








Amados irmãos e irmãs!

É com tristeza que recebo as notícias acerca das graves consequências causadas pelo furacão que nos dias passados atingiu as Caraíbas, em particular o Haiti, deixando numerosas vítimas e desalojados, além de enormes danos materiais. Garanto a minha proximidade às populações e expresso confiança no sentido de solidariedade da Comunidade internacional, das instituições católicas e das pessoas de boa vontade. Convido-vos a unir-vos à minha oração por estes irmãos e irmãs, tão duramente provados.

Ontem em Oviedo (Espanha) foram proclamados Beatos o sacerdote Genaro Fueyo Castañón e três fiéis leigos. Louvemos ao Senhor por estas heróicas testemunhas da fé, agregados à multidão dos mártires que ofereceram a sua vida em nome de Cristo.

Dirijo a minha saudação muito cordial a todos vós, queridos peregrinos, que participastes neste Jubileu Mariano. Obrigado pela vossa presença! Convosco gostaria de repetir as palavras que são João Paulo II pronunciou a 8 de outubro de 2000, no Ato de consagração jubilar a Maria: «Queremos, hoje, consagrar-Te o futuro que nos espera. A humanidade pode fazer deste mundo um jardim, ou reduzi-lo a um amontoado de ruínas». Nesta encruzilhada, a Virgem nos ajude a escolher a vida, acolhendo e praticando o Evangelho de Cristo Salvador.



Amados irmãos e irmãs!

Sinto-me feliz por anunciar que no sábado 19 de novembro, na vigília do encerramento da Porta Santa da Misericórdia, terei um Consistório para a nomeação de 13 novos Cardeais dos cinco Continentes. A sua proveniência de 11 Nações expressa a universalidade da Igreja que anuncia e testemunha a Boa Nova da Misericórdia de Deus em todos os ângulos da terra. Além disso, a inserção dos novos Cardeais na diocese de Roma, manifesta o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares difundidas no mundo.

Domingo, 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, concelebrarei a Santa Missa com os novos Cardeais, com o Colégio Cardinalício, com os Arcebispos, com os Bispos e com os Presbíteros.

Eis os nomes dos novos Cardeais:

1- D. Mario Zenari, que permanece Núncio Apostólico na amada e martirizada Síria (Itália)

2- D. Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., Arcebispo de Bangui (República Centro-africana)

3- D. Carlos Osoro Sierra, Arcebispo de Madrid (Espanha)

4- D. Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília (Brasil)

5- D. Blase J. Cupich, Arcebispo de Chicago (EUA)

6- D. Patrick D’Rozario, C.S.C., Arcebispo de Dhaka (Bangladesh)

7- D. Baltazar Enrique Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida (Venezuela)

8- D. Jozef De Kesel, Arcebispo de Malinas-Bruxelas (Bélgica)

9- D. Maurice Piat, Bispo de Port Louis (Ilha Maurício)

10- D. Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (EUA)

11- D. Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla (México)

12- D. John Ribat, M.S.C., Arcebispo de Port Moresby (Papua-Nova Guiné)

13- D. Joseph William Tobin, C.SS.R., Arcebispo de Indianapolis (EUA).

Aos Membros do Colégio Cardinalício unirei também dois Arcebispos e um Bispo Eméritos que se distinguiram no seu serviço pastoral e um Presbítero que deu claro testemunho cristão. Eles representam tantos Bispos e sacerdotes que em toda a Igreja edificam o Povo de Deus, anunciando o amor misericordioso de Deus no cuidado diário da grei do Senhor e na confissão da fé.

Eles são:

1- D. Anthony Soter Fernandez, Arcebispo Emérito de Kuala Lumpur (Malásia)

2- D. Renato Corti, Arcebispo Emérito de Novara (Itália)

3- D. Sebastian Koto Khoarai, O.M.I, Bispo Emérito de Mohale’s Hoek (Lesoto)

4- Rev.do Pe. Ernest Simoni, Presbítero da Arquidiocese de Shkodrë-Pult (Escútari — Albânia).




Fonte: Vaticano




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...